O que é o Projeto Tangará?

O Projeto Tangará é a união de diversos profissionais que estão preocupados com a degradação ambiental, a extinção das espécies, o tráfico de animais silvestres... Nossa proposta de trabalho começa com um olhar voltado para o "quintal"! O meu quintal, o seu quintal, o nosso quintal... Diagnosticar os problemas, levantar as potencialidades e executar um plano de ação para melhorar o entorno - essa é a proposta do Projeto Tangará!

Como disse Gandhi, “nós somos a mudança que queremos ver no mundo” e a mudança tem que começar, em primeiro lugar, dentro de cada um! Pois acreditamos que para mudarmos o mundo, nós temos que nos modificar primeiro e depois... sensibilizar, cativar e provocar as mudanças naqueles que estão à nossa volta... A partir daí conseguiremos ir multiplicando as pequenas ações... que se tornarão grandes um dia! Pensando nisso, nossa idéia e ação começam no individual, no pequeno, no local, pois essas mudanças vão interferir e mudar o global.

O Projeto Tangará começou na cidade de Embu, que apesar de ter sido chamada “Capital da Ecologia” nos anos 70, tem tradição de caça e aprisionamento de aves em gaiolas. Já ampliamos o trabalho para Cotia e Itapecerica da Serra. Esses municípios, além de serem áreas de remanescente da Mata Atlântica, são regiões de mananciais que fazem parte da sub-região Cotia-Guarapiranga.

Nosso plano de ação está voltado para a Educação Ambiental junto às escolas, à comunidade e às empresas.