Projeto Piloto - Escola Capuava

Em maio de 2004 foi implantado o Projeto Piloto de Educação Ambiental através da Observação de Aves, na Escola Estadual do Bairro Capuava, em Embu das Artes.

Saímos em duas manhãs diferentes com dois grupos, um de 19 e outro de 20 alunos. Para essa atividade os grupos não podem ser grandes. Munidos de binóculos e lunetas partimos para a observação em campo nos arredores. E vimos muitas aves! A utilização dos equipamentos encantou os alunos que puderam ver com riqueza de detalhes as aves que eles viam cotidianamente em seu percurso.

A partir das atividades de observação em campo, no decorrer do ano letivo, houve diversas atividades em sala, incluindo pesquisa sobre a alimentação e os hábitos das aves, resposta de questionários, atividades de artes (por exemplo: pintura das aves em extinção ou trabalhos com outros materiais), redação e outras atividades desenvolvidas pelos professores.

Em agosto de 2004 foi realizada uma Oficina com materiais reciclados. Os mesmos jovens que participaram das atividades em campo, foram reunidos em grupos e fizeram diversos trabalhos. Alguns aprenderam a fazer borboletas utilizando garrafas pet e fios de telefone. Outros fizeram mosaicos com restos de corino, material utilizado no Embu para confeccionar puffs, cujos retalhos, muitas vezes, vão para o lixo.

EEstamos também desenvolvendo atividades e apresentações sobre o tráfico de animais silvestres, com apresentação de vídeo e material disponibilizado pela Renctas.

Vale lembrar que o objetivo do projeto é sensibilizar para um olhar aguçado do entorno. Identificar problemas e potencialidades da região. Buscar soluções junto à comunidade para as questões do entorno da escola, não somente no que se refere à preservação da avifauna e mata, mas à preservação dos mananciais, a importância da reciclagem do lixo, etc.

Alunos da Escola do Capuava - Embu

Trabalhos com restos de corino e garrafas Pet